sábado, 27 de fevereiro de 2010

Não mande patos para uma escola de águias

Passei por um momento de descoberta não faz muito tempo e quando li este texto foi muito esclarecedor e por isso transcrevo aqui para vocês:

A primeira regra de administração é esta: não mande patos para uma escola de águias. Quer saber o motivo? Porque não vai dar certo. Pessoas competentes são descobertas, e não transformadas. Elas podem tomar a iniciativa de mudar, mas você não conseguira mudá-las. Se você deseja se cercar de gente competente é preciso descobrir primeiro. Se quiser gente motivada, precisa encontra-las e não motiva-las.
Não faz muito tempo, li em uma revista em NY um anuncio de pagina inteira de uma rede de hotéis. Na primeira linha da chamada estava escrito "não ensinamos nossos funcionários a serem simpáticos". Aquilo chamou a minha atenção. A segunda linha dizia " Contratamos gente simpática". Pensei: "Que sacada inteligente!".
A motivação é um mistério. Porque algumas pessoas estão sempre motivadas e outras não? Porque um vendedor detecta seu primeiro cliente em potencial as sete da manha enquanto os outros só começam a vender a partir das onze? Qual a razão de um começar as sete e outro as onze? Não sei. Chamamos isso "os mistérios da mente".
Ministro palestras para mil pessoas ao mesmo tempo. Uma sai dali e diz: "Vou mudar minha vida". A outra sai bocejando e dizendo: " Ja ouvi toda essa bobagem antes".Porque isso acontece?
Credite isso aos misterios da mente, e não perca seu tempo tentando transformar patos em águias. Contrate pessoas que já possuem a motivação e o impulso para se tornarem águias. Depois, permita que elas batam asas e voem.

Quer saber se você é águia ou pato? Águias possuem as seguintes caracteristicas:

Capacidade de adaptação - ajustam-se rapidamente as mudanças.
Discernimento - Compreendem quais são as questões mais importantes.
Perspectiva - Enxergam alem do ponto que estão.
Comunicação - Interagem com as pessoas de todos os níveis da organização.
Segurança - Confiam no que são, e não no cargo que ocupam
Disposição para servir - fazem o que for necessario
Iniciativa - Encontram maneiras criativas de fazer as coisas acontecerem
Maturidade - colocam a equipe em primeiro lugar
Persistencia - Mantem consistência em termos de caracter e competência a longo prazo
Confiabilidade - São dignos de confiança naquilo que é mais importante.

E isso ai.

Do livro - O livro de ouro da liderança - John C. Maxwell